Exame de exemplo

Endoscopia

A endoscopia passou por grande modernização. Antes era usada apenas para diagnóstico e agora já é possível fazer tratamentos através dela, como a retirada de câncer e cálculo do canal do fígado.

É um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado.O objetivo é diagnosticar e tratar doenças do sistema digestivo.

O indicado é que, a partir dos 40 anos, a pessoa faça o exame anualmente para prevenir o câncer, pois a maioria dos cânceres de estômago e de intestino é silenciosa.

Azia, cólica e dor constante pode indicar um problema, por isso, é preciso ficar atento a qualquer mudança no organismo. A endoscopia é feita com um tubo fino e flexível que possui uma câmera na sua extremidade, responsável por capturar as imagens do sistema digestivo, as quais são transmitidas a um monitor de vídeo.

Preparos para o procedimento

Vivamus ac condimentum massa, id finibus mi. Sed sollicitudin, leo id scelerisque egestas, nunc lorem condimentum ante, sit amet consequat enim elit id eros. Proin commodo egestas est a ultrices. Donec scelerisque egestas mauris sit amet sollicitudin.

Adicione o título aqui

Adicione o título aqui

Adicione o título aqui

As indicações

As indicações para realização da endoscopia são: Se estiver com dores abdominais, náuseas, vômitos e dificuldade de engolir Para descobrir sangramentos do trato gastrointestinal Detectar úlceras e tumores

Diagnosticar a presença de bactérias causadoras da gastrite e úlcera Tratar diversas doenças como dilatação de áreas estreitadas, interromper sangramento de úlceras, ocluir varizes no esôfago e retirar tumores malignos e benignos, com pouco ou nenhum desconforto.

Paciente que apresenta fezes negras Apresentar dor ao engolir e náuseas e vômitos que não passam
Estar com dor ou desconforto na parte superior do abdômen

O exame é a melhor forma de detectar sangramentos, realização de biópsias e tratamento de úlceras.

Perguntas Frequentes

Veja as principais dúvidas sobre o exame de Endoscopia

Muitos pacientes não estão familiarizados com a Colonoscopia. Achamos que, se você souber mais a respeito do exame, ele causará menor apreensão

É um método diagnóstico que permite examinar internamente todo intestino grosso (Colon) e porção final do intestino delgado (Ileo). O exame usualmente não é demorado e provoca pouca ou nenhuma dor. Permite avaliar o intestino e biopsia ou polipectomia (retirada e cauterização de pequenas lesões do intestino grosso)

Não deve haver resíduo fecal no intestino. Nas 24 horas que antecedem o exame você deve ingerir líquidos a cada 2 horas. Evite verduras, frutas, feijão, ervilhas, lentilhas, milho e soja no jantar. Na manhã do exame vai necessitar fazer um preparo intestinal (que será orientado por nós) que pode causar náuseas baixa, cólicas e leve inchaço na barriga.