Colonoscopia

Colonoscopia

O exame Colonoscopia avalia a partir do reto, todo intestino grosso, e porções finais de íleo (intestino delgado que se une ao intestino grosso).

Além do diagnóstico de colite, pólipos, doença diverticular, diarreia, causas de anemia, câncer…. Pode-se realizar biópsias, retirada de pólipos, cauterizar lesões sangrantes, etc

O exame necessita de um preparo que tem como objetivo a limpeza do intestino; e através de tubo fino e flexível, com uma micro câmera na ponta, é introduzido pelo anus, para progressão por todas partes do órgão.

Como é o exame

O paciente é colocado em decúbito lateral esquerdo, feito sedação endovenosa, permitindo assim que o médico possa examinar o paciente.

Após o exame

O paciente é levado a sala de recuperação, até estar bem acordado, e sem sintomas.

Preparos para o procedimento

Muitos pacientes não estão familiarizados com a Colonoscopia. Achamos que, se você souber mais a respeito do exame, ele causará menor apreensão.

Preparo de Colonoscopia

Perguntas Frequentes

Veja as principais dúvidas sobre o exame de Endoscopia

É um método diagnóstico que permite examinar internamente todo intestino grosso (Colon) e porção final do intestino delgado (Ileo). O exame usualmente não é demorado e provoca pouca ou nenhuma dor. Permite avaliar o intestino e biopsia ou polipectomia (retirada e cauterização de pequenas lesões do intestino grosso)

Não deve haver resíduo fecal no intestino. Nas 24 horas que antecedem o exame você deve ingerir líquidos a cada 2 horas. Evite verduras, frutas, feijão, ervilhas, lentilhas, milho e soja no jantar. Na manhã do exame vai necessitar fazer um preparo intestinal (que será orientado por nós) que pode causar náuseas baixa, cólicas e leve inchaço na barriga.

Em geral o preparo, exame e recuperação tomam grande parte do dia. Boa companhia ou um livro ajudam a passar o tempo. Você tomará uma injeção que ajudará e relaxar. Ela pode provocar um pouco de tontura e sonolência, por isso a necessidade do acompanhante. É proibido dirigir após o exame. A anestesia geral não é necessária, apenas sedação.

Absolutamente não. Com técnica empregada e medicação administrada é incomum haver dor. Pode ocorrer algum desconforto, mas de curta duração, com aumento dos gases na barriga (que serão eliminados)

Você tomará uma injeção para relaxar. A seguir um tubo flexível do calibre de um dedo será inserido no reto. O examinador será capaz de avaliar toda superfície do cólon e íleo terminal desde que a limpeza do intestino tenha sido adequada.

Se o médico encontrar algo como: úlceras, verrugas e inflamações, poderá colher uma amostra de tecido para exame laboratorial. Quando se faz uma biópsia, o paciente nada sente. Existem muitos motivos para fazer uma biópsia, o que não deve ser entendido como sinônimo de câncer. Se um pólipo é identificado durante o exame (pequenas verrugas que se origina na parede do cólon) e o médico entender que ele deva ser retirado, tal poderá ser feito seguramente sem sensação dolorosa.

Após a colonoscopia, você voltará para a casa e poderá fazer refeição leve e seguindo a orientação da enfermagem.

Poderá ocorrer sensação de estufado, devido ao ar insuflado, para visualização do intestino. No caso de febre, dor intensa na barriga ou sangramento anal, você deverá entrar em contato com a clínica ou seu médico.

O potencial de complicações existe, mas é muito pequeno.

Seu intestino estará completamente limpo podendo levar alguns dias para ocorrer evacuações. Não tome qualquer laxante. Se você evacuar mesmo dia do exame não sentirá nada anormal. Caso você tenha dor abdominal ou sangramento, entre em contato conosco.

Entre em contato conosco. Nada há a temer e gostaríamos que você se sentisse à vontade em relação à Colonoscopia. Esperamos através de sua colaboração e confiança atingir nosso objetivo: sua saúde.